Granito ou Mármore. Entenda qual é melhor?

Qual escolher? Granito ou mármore?

granito para cozinha e o mármore são ambas pedras nobres e esteticamente muito bonitas, mas é importante entender as características de cada um para fazer a escolha certa para a pia da cozinha!

Pense nessa parte específica do cômodo. Na pia são lavados todos os utensílios da casa, pratos e peças de eletrodomésticos. Além disso, muitos alimentos são cortados sobre a superfície: manipulamos substâncias ácidas, alimentos que soltam cor e etc. Ou seja, esse material não pode absorver muita água, pois estará sempre molhado. Também deve ser resistente a rachaduras, manchas e arranhões, para que possa durar por bastante tempo, sem perder a beleza.

 

Características do granito

O granito é um tipo de rocha formado por minerais como feldspato, quartzo, mica, entre outros. As peças de granito existem em uma grande variedade de tamanhos, cores, estilos e formas para combinar com qualquer cozinha.

Além de bonitas, as pias de cozinha de granito são altamente duráveis e bastante resistentes ao calor. O granito também é extremamente resistente a arranhões, muito higiênico e fácil de limpar. Não é à toa que ele é uma das escolhas mais frequentes tanto para a pia quanto para a bancada de cozinha.

No entanto, alguns modelos e cores de granito (em especial, as mais claras) podem absorver líquido e mancharem com o tempo. Para isso, é necessário realizar a impermeabilização da peça, com produtos específicos para essa função.

Prós:

Durabilidade – O granito é mais durável do que o mármore. É menos provável arranhar, manchar ou quebrar. Também é resistente ao calor.


Escolhas de cores – O granito está disponível em várias cores diferentes. Veja nosso catálogo de pedras de granito.


Contras:

Muito comum – Granito tornou-se tão popular que já não é considerado único e luxuoso.


Potencial para quebrar – Isso acontece raramente , mas o granito pode quebrar sob forte estresse ou se for instalado i


Características do mármore

mármore é uma rocha metamórfica derivada do calcário e bastante utilizada na construção civil em geral e na decoração. Suas cores e desenhos variam de acordo com o grau metamórfico e com os minérios presentes em cada rocha. Assim como o granito, ele pode ser suavizado e polido para a produção de diversas peças decorativas e funcionais que vemos nas lojas.

mármore é altamente valorizado como material de construção e, portanto, tende a apresentar um preço relativamente alto. Ele é mais poroso que o granito e, por isso, acaba absorvendo mais água e criando manchas. Além disso, tem uma propensão maior a deformar e até quebrar ou lascar, por ser uma pedra menos resistente.

Apesar disso, o mármore também pode ser tratado para se tornar impermeável, com produtos específicos. Lembre-se sempre de consultar a opinião de profissionais, antes de comprar e impermeabilizar as suas peças, pois você pode acabar danificando a pedra.


Prós:

Beleza – os tons de luz de mármore iluminam o seu espaço, tornando a cozinha grande e arejada.


Olho único – Se você está querendo um olhar único que se destaca pelo seu aspecto luxuoso, o mármore pode ser a escolha certa.

Contras:

Durabilidade – Devido o mármore ser  poroso, pode ser danificado por alimentos ácidos como tomates, frutas cítricas e vinagre.


Preço – O mármore tende a ser mais caro do que o granito. Por causa do alto preço, alguns proprietários optam por não usar mármore em suas cozinhas.


#marmore #granito #pedras #pia #soleiras #lavatorio #escadas #revestimentos #marmoraria #pedrasnaturais